Na correria do dia-a-dia, acabamos nos rendendo ao ritmo e desprezamos os cuidados que deveríamos tomar com nossa alimentação e saúde. Nossa alimentação deve ser equilibrada e variada para contribuir com uma vida saudável. Portanto, ela deve ser composta por alimentos que contenham todos os nutrientes necessários para cada indivíduo. Em situações especiais, recorrer a suplementos nutricionais pode ser uma alternativa.







domingo, 16 de maio de 2010

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA




Embora não seja considerada um nutriente, a água é um dos elementos mais importantes para o nosso bem estar, saúde e manutenção da vida. Nosso organismo é constituído 60 a 70% de água e nossas células só funcionam em meio líquido. Uma hidratação apropriada permite que seu organismo funcione direito, é essencial para a produção de energia, colabora nas atividades de digestão (ajudando o intestino a funcionar regularmente) e absorção, elimina as toxinas através da urina e transpiração, seu coração bombeia melhor o sangue, seu corpo se mantém mais fresco e seus músculos recebem a energia de que precisam para fazer Atividade Física. É importante lembrar que se você sentir sede já será tarde demais, pois seu corpo já está desidratado.

Que quantidade de água se deve beber?
A quantidade de água que se deve beber depende da constituição física, do nível de atividade e da umidade do ar. O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina. Por tudo isto, a recomendação é que se beba pelo menos 2 litros de água por dia.
Na sua falta, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica sempre muito prejudicado, contribuindo para o aparecimento das mais inúmeras doenças.

Importante: é necessário ter especial atenção em situações de doença, esforço físico prolongado e outras situações que possam requerer uma maior ingestão de água.
A desidratação é prejudicial ao desempenho atlético tanto em esportes de longa duração quanto nos exercícios intensos. Mesmo um grau leve de desidratação como 1%, 2% ou 3% do peso corporal podem prejudicar a capacidade de desempenho e impedir um atleta de atingir o seu desempenho máximo. Já a perda excessiva de 5% do peso corporal pode reduzir a capacidade de esforço em aproximadamente 30%. Na prática, isto significa uma redução na qualidade dos treinos e uma redução correspondente da resposta adaptativa. A desidratação severa é potencialmente fatal, uma vez que o exercício nestas condições promove uma rápida elevação da temperatura corpórea e o início das complicações provenientes do calor.


Sinais de desidratação: sede, fadiga e dor de cabeça leve. Uma desidratação forte mostra sinais mais claros como: náusea, calafrios, batimento cardíaco acelerado, inabilidade de suar, e testa avermelhada.

Como saber se estou bem hidratado?
Quando bem hidratado, você tenderá a urinar várias vezes durante o dia e sua urina terá uma coloração amarela claro (exceto se estiver usando suplementos vitamínicos, neste caso a urina poderá ficar num tom amarelo forte).

Um comentário: