Na correria do dia-a-dia, acabamos nos rendendo ao ritmo e desprezamos os cuidados que deveríamos tomar com nossa alimentação e saúde. Nossa alimentação deve ser equilibrada e variada para contribuir com uma vida saudável. Portanto, ela deve ser composta por alimentos que contenham todos os nutrientes necessários para cada indivíduo. Em situações especiais, recorrer a suplementos nutricionais pode ser uma alternativa.







sábado, 24 de abril de 2010

COLÁGENO: O AMIGO DA SAÚDE E DA BOA FORMA!


Você sabia que existe um nutriente (proteína) capaz de melhorar a aparência da pele, dos cabelos e das unhas, além de proteger o coração e ajudar a perder peso?

Descubra tudo sobre esse poderoso aliado e inclua-o já na sua nutrição diária.

Em meio a uma infinidade de vitaminas, minerais e antioxidandes, dos quais ouvimos falar a todo o momento, um nutriente muito importante pode passar despercebido. E, certamente, se conhecê-lo um pouco melhor, você não vai querer que isso aconteça. A justificativa é simples: ele é a cara da boa forma. Sua principal função é dar aquela firmeza, que cai bem em qualquer biquíni, nos vestidos mais curtinhos, enfim, em todas as peças que deixam seu corpo em evidência, sendo mulher ou homem, essa proteína irá sempre ajudar. E não para por aí: poderoso, ele também ajuda a adiar as terríveis ruguinhas, que denunciam a idade (coisa que todos detestamos, não é mesmo?). Pois bem, a bola da vez, ou a bola permanente é o colágeno. Você já deve ter se deparado com ele na formulação de algum cosmético. Acontece que, de tão essencial, ele já extrapolou as prateleiras das perfumarias e vem roubando a cena na indústria da nutrição. Sorte nossa: está cada vez mais fácil contar com esse aliado, porém não se engane, há uma forma certa de aproveitar essa proteína, ela deve ser líquida e hidrolissaturada, pois é nesta forma de apresentação que seu corpo irá se beneficiar de fato.

PRODUÇÃO DO ORGANISMO

Para começar, é importante entendermos que o colágeno é uma proteína. Mas não se trata de qualquer tipo. Ele exerce papéis fundamentais em nosso organismo. "O colágeno representa aproximadamente 30% de toda proteína presente no corpo humano e tem como uma das funções primordiais, dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente protéico de órgãos como a pele, os ossos, as cartilagens, os ligamentos e os tendões", como pode ser confirmado, em farta literatura médica de respaldo. Como desempenha funções essenciais, o nutriente é naturalmente produzido pelo nosso corpo, desde que nascemos; mas nem pense em respirar aliviada(o) por conta disso. Com o passar dos anos, a produção de colágeno vai ficando reduzida, até chegar a níveis bastante preocupantes. "Na maturidade, que chega por volta dos 50 anos, produzimos em média apenas 1/3 do colágeno que necessitamos".

QUANDO COMEÇAR A REPOR?

Engana-se quem acredita que a suplementação de colágeno é uma necessidade exclusiva das mulheres e homens maduros. E, se apenas a ideia de prevenção não lhe convence a começar antes, outros dados podem ajudar. "Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo já começa a diminuir a produção do nutriente", destaca a Dra. Rosangela Arnt – Médica Nutróloga (Curitiba/PR). E não se trata apenas de uma questão de idade. Fatores externos também podem refletir negativamente nos níveis da proteína. "Hábitos como o tabagismo e a exposição solar excessiva,que podem reduzir a oferta de colágeno no organismo, afetando a sustentação e a elasticidade da pele. Isso sem falar do estresse, que causa o envelhecimento precoce das células e conseqüentemente, a perda do nutriente". Cá entre nós, nos complicados dias de hoje, quem é que está livre do fantasma do estresse? Por isso, o jeito é se cuidar e não ficar à mercê dos seus efeitos nocivos. Sua beleza e saúde, com certeza, agradecerão!

PARA SER ABSORVIDO, O COLÁGENO NECESSITA DE VITAMINA C, O COLÁGENO HIDROLISSATURADO É O ÚNICO QUE OFERECE ESSA CONJUNÇÃO, ALÉM DO MAGNÉSIO, DO CÁLCIO, DO SELÊNIO, DO MANGANÊS, DAS VITAMINA B6 e B12, DAS FIBRAS PRÉBIÓTICAS E DA VITAMINA D.
O COLÁGENO AJUDA A MELHORAR A FIRMEZA E A ELASTICIDADE DA PELE, COOPERA NAS DIETAS E PROGRAMAS DE ATENUAÇÃO DA CELULITE, ESTRIAS E FLACIDEZ.
RESULTADO: CORPO SAUDÁVEL E EM FORMA!

VOCÊS MUITO MAIS BONITOS

Agora você já sabe: se o seu objetivo é afastar os sinais do tempo, a aposta certeira é o colágeno. Uma vez que mantém a pele firme e elástica, ele também é muito útil para quem caprichou na dieta e conseguiu perder aqueles quilinhos indesejáveis e agora quer combater inimigos secundários, como a flacidez, a celulite e as estrias. E já que falamos em redução de peso, você sabia que essa proteína também dá uma forcinha nesse sentido? O colágeno estimula a quebra das gorduras dos depósitos corporais, assim como ajuda no aumento da massa muscular, pois melhora o metabolismo das proteínas.

O processo de reparação celular também é ativado, o que faz que o corpo equilibre o aporte energético.

Saiba escolher o produto colágeno, pois por ser uma macromolécula, dificilmente será absorvido nas versões em pó, cápsulas ou em gomas. Capriche na ingestão de água e obtenha mais resultados. Mas como nem só de curvas poderosas, barriga tanquinho e pele lisinha, se constitui a beleza feminina e masculina, vale ressaltar que o nutriente confere ainda vitalidade às unhas e aos cabelos.

UM BÔNUS PARA A SAÚDE

Na vasta lista de benefícios oferecidos pelo colágeno, a saúde não fica de fora. Uma de suas funções mais importantes nesse sentido é proteger o coração e os ossos. A proteína forma uma rede através das artérias, dando a elas maior elasticidade e, fornecendo nutrientes que ajudam a revitalizar os ossos. Essa propriedade é fundamental na prevenção de infartos, derrames, osteoporose e osteopenia, conforme pode ser verificado em informações publicadas; manter níveis adequados da substância no organismo previne também males articulares. Nesse caso, a necessidade é mais evidente em pessoas, que expõem suas articulações a grandes esforços, como atletas e obesos ou pessoas de mais idade. Passou ou vai passar por uma cirurgia e está ansiosa(o) pela recuperação? Pode contar com ele também! Sua forte atuação sobre a renovação dos tecidos o torna uma ajuda de peso na fase da cicatrização.

NA MEDIDA CERTA

Diante de tantas vantagens, muitos devem estar ansiosos para incluir o colágeno na sua dieta. No entanto, vá com calma, consuma em segurança, e na forma hidrolissaturada, consumido em excesso ou em outras apresentações, o nutriente pode levar ao “entupimento” das glândulas sebáceas e sudoríparas, fazendo com que a pele fique extremamente ressecada. Além disso, vasos sanguíneos e órgãos internos, como o coração, os pulmões e os rins, também, podem ser afetados negativamente. Como para tudo na vida, a palavra de ordem aqui é equilíbrio e segurança no lugar de exagero. O ideal, porém, é seguir corretamente a indicação de uso no frasco do suplemento nutricional ou solicitar avaliação de um profissional de saúde, para utilizar conforme sua necessidade.

*Maiores informações ou compra entre em contato comigo gi_leiner@hotmail.com Giovana

Nenhum comentário:

Postar um comentário